Atualmente, é impossível imaginar o mundo como conhecemos sem a computação gráfica, depois de ter assistido esta aula, voltei para casa de Metrô e vim reparando que a Comunicação Visual é a grande arma que a Metrô Rio vem utilizando para aumentar sua receita e melhorar sua imagem perante um público de aproximadamente 650 mil pessoas que utilizam o seu serviço diariamente.
REAL X VIRTUAL:
Será que com todos os avanços na Computação Gráfica, atualmente sabemos distinguir o real do virtual?
O que vocês me diriam dessas imagens aqui abaixo?
Quem acreditou que as 3 imagens acima eram virtuais, acertou!!!
Atualmente, mas de 90% dos filmes utilizam algum tipo de Computação Gráfica, e é neste assunto que vamos nos aprofundar no Post de Hoje!
Hoje, meus queridos, vamos falar sobre o Filme 300:
Filme que retrata uma guerra dita impossível. 300 guerreiros Espartanos enfrentam Dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa, comandados Pelo Impiedoso Xerxes(Rodrigo Santoro), que se intitula como um Deus. Baseado na História em Quadrinho homônima de Frank Miller, 300 foi um filme gravado praticamente em toda sua totalidado com o uso de Croma keys e outros recursos Gráficos como o uso de 3D.
Teve um orçamento modesto para um filme de Hollywood ($70 Milhões), valor esse possível pelo advento da Computação gráfica, evitando o uso de locações, construção de cenários entre outros itens dispendiosos. Passou dos 100 milhões de Dólares apenas na primeira semana de exibição e ficou 3 semanas como o filme mais assistido nos cinemas americanos.
Explicações a parte, vamos ao que interessa!
COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA NO FILME:
Chroma Key
Chroma Key é uma técnica de processamento de imagens, cujo objetivo é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com uma outra imagem de fundo.
Então resumindo, vocês já devem ter visto a moça da previsão do tempo apontando para um mapa , na verdade aquele mapa não existe. Tem o câmera filmando, a moça do tempo, bonita diga-se de passagem, e onde está parecendo na nossa tv o mapa, lá onde ela está, tem uma tela verde, ou azul. Essas telas são usadas bastante também nas programações da MTV
No filme "300", "Avatar", "ET" é usado a técnica para montar um fundo fictício.
Quando é usada a técnica Chroma Key, tem que ter uma preocupação especial com a roupa usada, porque se por um acaso a roupa do ator for a mesma do pano de fundo ela pode acabar sendo substituída pelo vídeo. Um exemplo de uso intencional desse assunto, acontece no filme Harry Potter, com a capa de invisibilidade.
Bullet Time
Bullet time, é como se fosse o super slow motion de uma certa cena . Como se você pudesse ver um tiro saindo do revolver e sua trajetória. Essa técnica ficou bem conhecida no filme Matrix. Essa cena em "câmera lenta" só conseguiu ser desenvolvida com uma super câmera que usaram na gravação. Como se tivessem colocado umas 300 câmeras para tirar foto, por foto.Foi utilizada em algumas cenas finais de luta em "300"Outros Progaramas como Photoshop e 3Ds Max também foram utilizados no filme!
Ficamos por aqui, e aguardem o próximo post, sobre Jogos, onde irei me aprofundar no God of War, jogo revolucionário!
Um abraço,
0 comentários:
Postar um comentário